DROPBOX A NOVA FORMA DE ARMAZENAR SEUS ARQUIVOS

Direto da redação para você

DROPBOX A NOVA FORMA DE ARMAZENAR SEUS ARQUIVOS

Leia e fique bem informado

 

Se você mostrar um disquete para uma criança de 12 anos, é provável que ouça a pergunta “o que é isso?”, precedida por um olhar de estranheza. Isso porque o objeto foi extinto, devido à chegada de outros dispositivos com capacidade bem maior de armazenamento. Hoje, a forma mais moderna para salvar seus dados é na nuvem, como faz o Dropbox. Saiba como o antigo disquete foi substituído por novas – e melhores – maneiras de guardar os arquivos.

Criados nos anos 70, os primeiros disquetes tinham oito polegadas e eram capazes de armazenar 80 Kb, um espaço que se esgotaria com seis arquivos de Word de uma página cada, mais ou menos. Nos anos 90, uma nova versão mais compacta, com 3,5 polegadas e impressionantes 1,44 Mb foi lançada. Hoje em dia, você não conseguiria guardar mais que uma música em baixa qualidade com um disquete desses.

Desenvolvidos no início dos anos 80, os CDs conquistaram, primeiramente, o mercado da música e ocuparam o espaço do disco de vinil, já que eram menores, tinham maior capacidade de armazenamento e ofereciam uma qualidade de som melhor. Não foi preciso muito tempo para que eles invadissem também a área de informática. Com apenas 12 cm de diâmetro, eles eram suficientes para armazenar até 700 Mb – o que equivaleria a 486 disquetes.

Pouco depois, em 1997, foi criado o DVD, que só chegaria em território brasileiro apenas três anos mais tarde. A capacidade dele de 4,7 Gb de espaço, ideais para guardar arquivos ainda maiores, foi a principal razão para ele ter se apoderado de 80% do mercado nacional de vídeos. E adeus às fitas VHS.

Os cartões de memória, que acompanham a maioria dos smartphones, câmeras, tablets, entre outros dispositivos, também começaram a aparecer no fim da década de 1990. Como são compactos e possuem um grande espaço de armazenamento, eles fizeram sucesso. Mas a produção desenfreada para diversos suportes criou um problema: a falta da padronização de formato fez com que diversos modelos se tornassem obsoletos rapidamente. Os mais modernos, que medem milímetros, podem dispor de até 128 GB de espaço.

A missão do pendrive era fazer backup dos arquivos e resgatar dados danificados, quando surgiu, no ano 2000. Resistente, veloz, pequeno e com mais espaço, o dispositivo caiu no gosto de todos. Transportar os arquivos nunca foi tão fácil. E basta conectá-lo à porta USB de qualquer computador para executar os dados. Existem pendrives de apenas 100 mm com até 512 Gb de espaço. Neste ano, a Kingston anunciou um modelo com capacidade para armazenar até 1 Tb, que é considerado o pendrive com maior espaço do mercado.

Quem precisa transportar uma grande quantidade de arquivos digitais, que não caberiam em um pendrive simples, pode usar outro dispositivo: o HD externo. Ele é um HD adaptado para ser usado por meio das conexões com os computadores, como a USB, e pode ser utilizado para fazer backup. O aparelho também é útil para guardar dados com mais segurança, já que caso seu notebook seja roubado ou quebre, por exemplo, seus arquivos estarão a salvo em casa ou no trabalho.

Hoje, a melhor maneira de armazenar arquivos é por meio da computação em nuvem, que disponibiliza as informações em uma série de servidores pela internet. Assim, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar e qualquer computador. Outra vantagem é que, caso haja alguma falha nos dispositivos, seus dados estão protegidos na nuvem.

Um dos primeiros serviços a oferecer o armazenamento de dados em nuvem foi o Dropbox, que possui poderosas centrais de computadores para guardar os arquivos de clientes do mundo todo. Basta ter o Dropbox instalado e conexão à internet para armazenar e acessar as informações. Inteligente, ele sincroniza automaticamente as alterações realizadas nas pastas do computador. Assim que o usuário faz o cadastro no site, pode armazenar até 2 GB de arquivos gratuitamente. Se precisar de mais espaço, é só indicar o serviço para amigos ou assinar planos pagos, com pacotes que variam entre 50 Gb até mais de 1 Tb.

Parece que nem os mais saudosos sentem falta do disquete, não é mesmo?

Imagem: androidguys.com


Nilson infor - NNET TELECOM - Provedor de Internet
 Voltar

Fale conosco

(87)3881-1685

Nosso e-mail

nnettelecom@gmail.com

Sua central

Clique e acesse agora

NNET TELECOM - Provedor de Internet

Somos uma empresa 100% brasileira e nosso objetivo principal é proporcionar o avanço do acesso à internet banda larga para todos em nossa área de atuação. Fale conosco:
 (87)3881-1685
 nnettelecom@gmail.com

PROVEDOR LEGALIZADO

Internet Banda Larga

Conexão 24h por dia, 7 dias por semana Você conectado o tempo todo.
Planos com valor mensal fixo e bem detalhado Sem sustos no final do mês.

Central do assinante

2ª via de boleto, dados de acesso, informações sobre sua navegação e muito mais. Acesse agora a central do assinante e confira.

Acesse
Voltar ao topo